Caos das obras de saneamento básico do bairro Parque dos faróis deixa moradores em situação difícil. Lama, inundações, ruas totalmente em lamaçadas.

Obras abandonadas, problemas antigos, além da promessa de lama zero, moradores ainda verem água correndo nas ruas esburacadas cheias de muita lama.
O jornal Paradão Popular passou 60 dias trabalhando em uma serie de reportagens sobre saneamento, transporte no bairro sobre os transtornos que os moradores enfrentam no seu dia a dia.

Rua. 67 com 53 em 03 de junho de 2015
Esse é o dilema dos moradores do bairro Parque dos faróis município de Nossa Senhora do Socorro.
Após um ano do início de obras de Saneamento básico pelo o governo do estado, moradores que sonhavam com ruas calçadas com rede de esgoto, tudo o que garante ao povo boas condições de vida.
Isso é o que é garantido ao cidadão que paga os seus impostos, q
ue deveriam retornar ao cidadão como benfeitorias.
Garantindo a todos o direito de viver com qualidade de vida.

Segundo relatos de moradores desde o início das obras no bairro foi que os problemas começaram.
Alguns problemas antigos de conhecimento da prefeitura, tanto da atual gestão como de gestões anteriores.
A atual gestão já esta no final do seu segundo mandato, onde prometeu acabar com a lama existente no bairro por falta de calçamento na maioria das ruas, assim surgiu o projeto lama zero.


Rua 28 em 27 de maio de 2015

Desde o primeiro mandato a população em grande maioria no bairro, garante que foi realizado algumas medidas por parte do atual prefeito Fábio Henrique.
Realmente foi iniciado o comprimento da promessa de sua campanha lama zero na localidade.
A maioria das ruas foram calçada, sonho antigo do povo que não via a hora de viverem nas ruas todas pavimentadas.
As avenidas principais foram asfaltadas com a circulação de ônibus em novas vias do bairro.
Segundo relatos, antes alguns moradores chegavam a caminhar em media 3 km para chegarem ao ponto de ônibus mais próximo.


Atualmente o bairro passou por uma série de obras que trariam para a comunidade o serviço de saneamento básico.
As obras tiveram início, após o momento da assinatura entre o prefeito Fábio Henrique e o governador Jackson Barreto.
Após acordo firmado e início das obras começaram as dores de cabeças para os moradores.
Pois as ruas que estavam calçadas foram danificadas para colocarem a tubulação e fazerem as ligações com as caixas de esgotos das residências, muitas destas caixas em alguns casos sem serventia.
Algumas estão acima do nível das residências, só na rua 19 são vários casos que encontramos.

Confiram o vídeo abaixo do dia da assinatura das ordens em 10 de janeiro de 2014!
E o pedido que o prefeito faz ao governador Jackson Barreto.



Polemica!
Ainda segundo moradores os canos usados na execução da obra é inapropriado, foram canos 100 a 150 polegadas, esses foram usados nas laterais das ruas.
Durante a execução da obra, outra bastante danificada foi à rua 24 no trecho abaixo do final de linha, somente esse trecho teve cinco crateras formadas.
O caos é grande para os moradores das ruas 28 com 20, 40, 44, 42, 43,  67, 54, 70,21 com 29, 53, 54, 57, 60 e rua Itanema e Itacanema II e tantas outras ruas e parte da avenida principal do bairro por onde os ônibus passam.


Alguns moradores da rua 53 com também sofrem com as águas das chuvas que adentram dentro das suas residencias.
Muitos estão construindo, levantando o ponto de suas residencias para não sofrerem mais com as águas das chuvas que se misturam com a de esgoto e invadem a suas residencias.
Segundo relatos de moradores a situação se agravou, após as obras da Deso na localidade, já que água que invade as residencias é pela tubulação da mesma e bueiros entupidos. 
Do mesmo jeito acontece com o restante das outras ruas depois da 53, 54, 23, 07, 67, 68 essas ruas e outas ruas abaixo sentido o rio que são inundadas todos os períodos de fortes chuvas, onde é possível andar ate de canoa nessas ruas do conjunto Beira Rio.

Vejam ao lado o vídeo feito pela a nossa reportagem no dia 27 de maio de 2015 apos fortes chuvas ocorridas dias anteriores a data do vídeo.
Vejam a rua 29 em que situação se encontrava e nesse períodos os moradores teve suas casas inundadas pela as águas da rua e dos esgotos.

Uma semana antes do período chuvoso, um carro de uma prestadora de energia elétrica tinha caído na caixa geral da rede de esgoto, onde antes desse carro, um caminhão que fazia entrega na localidade havia caído também.
Dias depois essa é a atual situação da rua 21 com 29.
Moradores hoje convivem com essa situação de interditada da esquina das duas ruas e com uma imensa cratera a céu aberto.

Confiram o vídeo abaixo!

Em 10 de junho voltei ao local, esse foi o cenário encontrado após na mesma rua 21 com rua 29.
Segundo moradores esse é um problema antigo de conhecimento da prefeitura municipal de Nossa senhora do socorro, desde gestões anteriores e da atual gestão, os moradores sofrem com esse dilema de inundações.
Sempre que chove, as residencias dos moradores das ruas 21 e 29 enchem de água da rua. 
Moradores já perderam as contas dos prejuízos que já tiveram durante esse tempo todo.
Hoje 06 de julho, voltei novamente a rua 21 com 29 e novamente me deparo coma mesma cena do dia 27 de maio, só que dessa vez do outro lado da rua, na esquina das duas ruas.

Vejam o vídeo abaixo!


No conjunto Célia Cabral Duarte a situação não é diferente, moradores também reclamam do serviço prestado a comunidade, só na rua b moradores tiveram suas calçadas danificadas para a colocação das caixas de esgotos das residências e em muitos casos os moradores ficaram no prejuízo.




Alguns consertaram as calçadas das suas residências para poderem guardar os seus veículos nas suas garagens.
Calçada da rua B residencia de D. Rosevania em 14 de junho de 2015











É o caso de dona Rosevania moradora da rua b há mais de 20 anos que durante a execução da obra, recebeu visita de assistente social da Deso e das empresas responsáveis da obra.


Onde se comprometeram entrega a calçada da residência sem nem dano, mais hoje a situação é o oposto do prometido, apos a realização do serviço da colocação da caixa geral na sua calçada, a empresa não cumpriu o que prometeu e juntamente com o seus vizinhos a mesma teve que refazer a rampa de acesso para a sua garagem para poder guarda o seu carro.

Rua b do conj. Célia Cabral Duarte
em frente a residencia de D. Rosevania
em 24 de junho de 2015
Assim os moradores juntos fizeram um paliativo para poderem adentarem nas suas residências, mesmo assim ate hoje ninguém apareceu para dar uma satisfação e sana os buracos deixados, hoje dona Rosivania ver a sua calçada oca e na rua em frente a sua porta, esta se formando uma cratera.
Problema como casos de inundações que ocorram durante o período chuvoso, neste ano no mês de maio devido a fortes chuvas, moradores tiveram suas residências invadidas por água da chuva. 

No loteamento Itacanema I e II fora o conj. Beira rio é uma parte que mais sofre por ficar meio que isolado da parte principal do bairro, moradores ainda vivem na carência em parte do asfalto e de serviços básicos como ruas calçadas e esgotos, saneamento básico aqui é só promessa.
Aqui foram feitas obras do lama zero que a prefeito Fábio Henrique prometeu, após realização de serviços de terraplanagem e a colocação de piçarra para diminuir a lama, o povo só viu isso e hoje a situação é decadente.
Segundo moradores é 1 km de lama para que moradores enfrentam para que possam chegar a ruas calçadas para poderem pegarem ônibus.

Dúvidas!
Os moradores ainda estão na dúvida porque sempre viram obras desse porte com abertura de valas no meio das ruas para colocarem bueiros e assim seguirem em conexões com as redes laterais e das residências.
Após quase um ano de polêmica e transtornos com a execução da abras os serviços foram paralisados.

Segundo informações de alguns lideres comunitário do bairro, a Deso suspendeu a realização dos serviços.
Para os moradores que ficaram no prejuízo e com uma eterna dor de cabeça.
Pois ruas que antes eram calçadas, hoje estão danificadas e ainda com água de esgotos e das chuvas correndo sobre as laterais ou pelo o meio das ruas.
E esse não foi o pedido do prefeito Fábio Henrique ao governador Jackson Barreto no momento da assinatura das ordens de serviço.
Onde foram apresentados os donos das empresas que iriam fazer a benfeitoria no bairro e trazendo assim a realização de um sonho de todos os Brasileiros, viver com dignidade.

Rua 24 em 03 de junho de 2015
Apos um período de 60 dias na manhã desta sexta-feira (03) de julho foi que vimos pessoas trabalhando na rua 24 e na rua 40.

Mesmo com chuvas constantes e vários transtornos ocorridos no bairro durante o período de festejos juninos com água empossadas em trechos de ruas que foram bastante danificadas por obras que não sanearam os problemas antigos e pelo contrário viraram novos problemas para os mesmo.
Fiscalização!

A pergunta é aquém cabe fiscalizar as obras desenvolvidas pela a Deso e suas terceirizadas?
Durante a execução da obra, essa foi à questão chave! Uma pergunta sem resposta.
Uma polêmica que deixou o povo sem saber para quem recorrer.

Afinal aquém cabia fiscalizar a execução da obra?
A  prefeitura de Nossa senhora do socorro ou governo?
Já que a Deso (Companhia de saneamento de Sergipe) é do estado.


Segundo relatos de algumas lideranças comunitária a prefeitura dizia que não podia se envolver por que a obra era da Deso.
Assim o impasse ficou perpetuando ate o dia 10 de Abril a deputada estadual Sílvia Fontes acompanhada por uma comissão de secretários municipais e da equipe de engenharia da Deso, fiscalizaram as obras e cobraram providencias a mesma.
Após decisões e acordo firmado entre as partes, um mês depois, as obras de saneamento básico foram suspensas.

Rua 24 em 03 de junho de 2015

Por: Horácio Nascimento
Fotos e videos : Horácio Nascimento
MTB: 1948


Vejam também, reportagens anteriores sobre o mesmo assunto no bairro, abaixo!


Vejam abaixo reportagem que conta a visita da deputada e primeira dama do município fazendo uma visita as obras no bairro.



Essa é da própria agencia de noticia da própria prefeitura na rua 67 das fotos abaixo.

A nossa produção tentou entrar em contatos com as partes citadas, mais ate o momento do fechamento dessa matéria nem a Deso e nem a prefeitura Municipal de Socorro se manifestaram sobre o assunto.
Deixamos o nosso contato a disposição email: jornalparadaopopular@hotmail.com


Abaixo mais um vídeo da rua 67 no dia de hoje, segunda-feira dia (7)



vejam mais fotos tiradas da rua 67 com 53 no ultimo dia 03 de junho no conjunto beira rio..




















































Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BRUNNO RAMALHO, A NOVA SENSAÇÃO DA MUSICA SERTANEJA, FAZENDO SUCESSO POR ONDE PASSA.

A QUEDA DE UM IMPERIO QUE MANOPOLIZOU O SISTEMA DE TRANSPORTE URBANO DA GRANDE ARACAJU desde 1978.

Fiéis lotaram a Igreja Menino Jesus para a celebração da primeira missa do padre Wagner Santos